Skip to content

Terra se afasta do Sol 15cm por ano

09/06/2009

Deu no site Inovação Tecnológica esta interessante notícia. Lógicamnete que não precisamos entrar em pânico e começar a ladear aos quatro ventos que o fim do mundo tá mais próximo,nada disso.

Na verdade levará alguns milhões de anos até que este afastamento entre Sol e Terra produza seus efeitos, um resfriamento global do nosso planeta.

Foto Nasa

Foto Nasa

Distância do Sol

Conhecida como Unidade Astronômica, UA, a distância entre o Sol e a Terra serve para expressar as enormes distâncias interplanetárias. Uma Unidade Astronômica mede 149.597.870,696 km.

Em 2004 foi terminada uma das medições mais precisas já feitas, pelos astrofísicos russos Gregoriy A. Krasinsky e Victor A. Brumberg. Foi com este trabalho que eles descobriram surpresos que a Terra  se afasta do Sol na velocidade de 15 centímetros por ano. As coisas vão ficar frias por aqui…mas vai demorar um pouco não se preocupe🙂

Terra gelada no futuro

A descoberta,o afastamento de 15 cm po ano, permite a previsão de um resfriamento em todo o globo terrestre am alguns milhões de anos. A pergunta que surge é : Qual a causa disto?

Inicialmente se propôs que o Sol estaria perdendo massa, através de  fusão nuclear e pela emissão dos ventos solares. Com perda de massa perde força gravitacional,então os planetas ao seu redor se afastam

Outra proposta seria de alterações na constante gravitacional G, expansão do Universo, influências da matéria escura,etc. Especulações sem o aval da comunidade científica. O jeito e seguir com nossas vidas e esperar.

Outra Teoria

Na Universidade de Hirosaki, no Japão, Takaho Miura e outros cientistas estão propondo uma nova teoria para explicar o afastamento entre a Terra e o Sol. O artigo científico deverá ser publicado em breve no periódico Astronomy & Astrophysics, mas a proposta foi adiantada em uma reportagem da revista New Scientist.

O Sol e a Terra estão literalmente empurrando-se mutuamente devido à interação de suas marés,conforme explicam os estudiosos japoneses.  Similarmente acontece o mesmo com a  Lua em relação à Terra:  a Lua levanta as marés em nossos oceanos,então gradualmente transfere energia rotacional para o movimento lunar. A cada ano a órbita lunar aumenta cerca de 4 centímetros, e a velocidade de rotação da Terra diminui em 0,000017 segundos.

O tempo mais lento

Ao contrário do que nos acostumamos escutar por aí,de que o tempo passa cada vez mais rápido, pura lenda urbana, o tempo de fato passa cada dia mais lentamente – 0,000017 (Dezessete milissegundos) por ano – e os dias terrestres ficarão maiores no futuro.

Finalmente,segundo pesquisas, a massa da Terra está causando o levantamento das marés solares , o que explica uma diminuição na rotação do Sol em 0,00003 segundos (3 milissegundos) por ano. Ao perder momento angular, o Sol permite que a distância entre ele e a Terra aumente gradualmente.

Apesar de ser aceito para publicação, significando que a proposta é científica e foi verificada pelos revisores, outros astrofísicos avaliarão os métodos e cálculos dos pesquisadores japoneses antes que se possa considerar esta como uma explicação “oficial” o afastamento entre o Sol e a Terra

Fonte: Inovação Tecnológica

2 Comentários
  1. EDWARDO permalink

    Queria que fosse uns 1500 km por ano.
    Seria ótimo curtir o frio ainda nesta geração.

  2. MOGOTA permalink

    Não vou mentir ,estou preocupado.Mais esta preocupação, por um lado, não me afeta muito,pois ja vou praticamente estar morto quando a terra congelar absolutamente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: