Skip to content

Disco Rígido Virtual

27/10/2008
Antigamente quando precisávamos armazenar arquivos tínhamos poucas opções e a mais barata e portátil era o disquete,a coisa toda evoluiu rápido e hoje usa-se o pen drive, CD-ROM ou qualquer mídia portátil,entretanto os programadores não param e com a web 2.0 uma solução bastante interessante surgiu,que é salvar os seus arquivos em um “disco rígido virtual” e acessá-los remotamente da onde você estiver desde que você tenha acesso a internet.É a famosa onda da mobilidade!
Existem diversos sites especializados no armazenamento de arquivos na Web, um deles é o MediaFire, que possui características interessantes e que podem nos ajudar muito na tarefa do backup nosso de cada dia. Uma parte do serviço é gratuito, no qual você pode criar uma conta para armazenar os seus arquivos,o tamanho máximo permitido para cada arquivo é de 100MB e o mais interesante é que a quantidade de arquivos que podem ser salvos no MediaFire é ilimitado.Se você precisa de serviços mais profissionais como link direto para os arquivos,backup redundante,10 Gb por arquivo,etc, é só contratar o serviço pago.

Outra coisa interessante no MediaFire é possibilidade de criar pastas, e organizar os arquivos da mesma forma que fazemos em nosso HD local além é claro de permitir uma considerável taxa de upload.

Para criar uma conta,acesse o site e clique em “Create a Free Account” , informe um e-mail valido e crie uma senha,simples assim sua conta já estará criada.

Para você adicionar os arquivos em seu “disco rígido virtual” basta você clicar em “Upload Files to MediaFire” e então selecionar os arquivos que você deseja salvar. Para acessar aos arquivos enviados basta acessar a aba “My Files”.

Com estes passos simples agora é possível armazenar os seus arquivos no MediaFire, e acessá-los de onde você estiver. Portanto,não deixe de fazer aquele backup importante.Entretanto não se esqueça que é um serviço gratuíto residente em um pais distante e que pode ser descontinuado sem aviso prévio e fazendo seus arquivos desaparecerem num “buraco negro”,então não confie 100% ,ou seja,faça igual aos britânicos,guarde no mínimo 03 backups do mesmo arquivo em locais diferentes.

Outros serviços de armazenamento são: Steekr (1GB de espaço para armazenamento), File123 (50MB de espaço para armazenamento), Windows Live SkyDrive (5GB de espaço para armazenamento).

Existe também o Gspace uma extensão do firefox que funciona como um cliente de ftp, só precisa informar a conta do gmail,ou criar uma conta só para manter seus arquivos.Entretanto este é o método menos seguro,porque eventualmente os administradores do gmail fazem uma limpa e apagam as contas que sstão sendo usadas como disco virtual,afinal o Gmail é um serviço de email apenas.

From → Cloud Computing

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: