Skip to content

Ubuntu: Log do sistema

22/04/2008
Antes de ler este texto tenha em mente que ele é especificamente para usuários finais do sistema linux,caso você seja um técnico,desenvolvedor,especialista em TI pode até ler mas não vai acrescentar nada.

Tenho usado ubuntu como sistema operacional padrão em meu pc apesar de manter outros sistemas linux em multiboot,além do windows xp sp2.Excluindo o sistema principal,no caso ubuntu,todos os outros linux são utilizados para estudo e teste.
Normalmente obedeço um padrão estabelecido por mim mesmo na escolha dos sistemas que fico estudando e testando constantemente,ou seja,procuro manter sempre duas distribuíções linux baseadas no sistema de pacotes RPM,uma com sistema de pacote TGZ,faço questão de que seja o slackware,e por fim o sistema principal que é preferívelmente baseado em pacotes DEB.Então atualmente tenho quatro (04) distribuíções em multiboot,com o grub do sistema operacional principal gerenciando tudo,já aconteceu de eu ter dez (10) distribuíções linux instaladas em meu pc,mas atualmente não faço mais assim,até porque existe o VirtualBox e quando quero experimentar alguma novidade utilizo a máquina virtual.O windows xp sp2 mantenho por motivos simples: 1º O mercado usa windows,portanto tenho que estar familiarizado com esta realidade,manter contato,utilizar,isso é indiscutível. 2º Gosto de jogar um pouco e por enquanto não abro mão da facilidade do windows,tenho jogos instalados no linux também,mas qual o problema de um linuxer usar windows? O windows também tem suas qualidades ora bolas.É isso.
Mas o que tem tudo isso a ver com o título do texto?Inicialmente a idéia foi mostrar um quadro geral de como é minha rotina de usuário do sistema linux,e,lembrando,sou apenas um usuário mesmo,não trabalho com TI,não tenho formação em alguma na área,resumindo eu sou aquele que usa o que os desenvolvedores fazem,com a pequena diferença de usar sabendo valorizar e de certa forma contribuir dando retorno de como o sistema está trabalhando no dia-a-dia,pode parecer simples mas não é,afinal eu consigo ter uma visão isenta,desapaixonada do resultado do trabalho dos desenvolvedores,para eles a visão do resultado final e até mesmo do desenvolvimento em si normalmente não é imparcial,em virtude de estar intimamente envolvido no projeto.Como sou o usuário final enxergo coisas que eles não e vice-versa,daí surge uma troca salutar que enriquece ambas as partes.
A outra questão é saber onde vou achar informação de qualidade para repassar aos desenvolvedores?Como vou explicar o que está acontecendo?Num primeiro momento posso apenas descrever textualmente o que se passou em dado momento,mas faz-se necessário junto com a explicação enviar a documentação técnica do sistema,que é onde o desenvolvedor vai buscar o erro (bug),estou me referindo ao LOG DO SISTEMA. No meu caso que mantenho uma rotina de estudo e teste dos sistemas,frequentemente esbarro em algum bug ou outra coisa estranha qualquer que não é necessáriamente bug,mas que tenha escapado ao olhar do desenvolvedor e não deveria estar ou ser do jeito que encontro.E isso tudo é registrado nos logs.Por isso descrevi o quadro geral resumido para o leitor ter uma noção ampla do meu comportamento como usuário e tento fazer isso usando uma linguagem de usuário. Com esta introdução me sinto mais à vontade para dar esta dica simples mas muito útil.
Como meu sistema operacional principal é o ubuntu vou descrever aqui como ver o log do sistema de maneira fácil,rápida,simples e gráficamente.Vamos lá.

Vá em :

Sistema > Administração > Log do Sistema

Vai ser aberto o visualizador de log do sistema assim:

fig-01

Observando bem veremos à esquerda no alto logo abaixo de arquivo e ao lado da seta virada para baixo está escrito /var/log/ e abaixo deste várias opções de log registradas que são os arquivos de log guardados na pasta citada, /var/log/.Para ler qualquer arquivo deste basta clicar sobre a opção desejada e o registro será mostrado na tela ao lado,como mostra a figura.
Um detalhe interessante do aplicativo e bem prático,veja que temos o menu arquivo,editar,ver e ajuda.Clicando no menu arquivo temos as opções abrir-fechar-sair,a primeira,abrir,nos oferece a possibilidade de acesso a outros arquivos de log que não aparecem na janela principal,então clicando em,abrir,aparece uma janela popup revelando todo o conteúdo do diretório /var/log/ e seus subdiretórios.
Para ter uma idéia melhor veja a figura abaixo:

fig-02

Observe com atenção e verifique que tem mais pastas lá dentro,algumas relativas a programas importantes,como na figura que aparece apache2,apparmor,gdm,cups,etc.Clicando nestas pastas tem-se acesso a mais arquivos de logs,outra vez clicando nos arquivos o mesmo é aberto na tela principal do programa.
Entretanto existe mais funções interessantes,como por exemplo Selecionar Tudo e Copiar,disponível no meu Editar,bastante útil quando pretendemos enviar o log para alguém. Logo depois no meu Ver temos outras opções interessantes como monitorar,Barra Lateral,Painel Lateral,Calendário,Filtro e opções de tamanho.
Temos assim uma ótima ferramenta ao nosso dispor e então já não podemos dizer que não sabemos onde fica quardado o log do sistema do ubuntu.

Bom estudo!🙂

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
http://www.ubuntu-br.org/comece

Links Úteis:

From → Linux

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: