Skip to content

Ranger: 504 TeraFlops – O maior supercomputador do mundo

14/03/2008
Esta notícia foi diulgado hoje pelo BR-Linux.org,considerei muito interessante e resolvi reproduzir aqui.Não há muito o que falar,os números são astronômicos e falam por si mesmos. A partir disso acabei descobrindo dois blogs bastante interessantes ambos da sun e em pt-br,um é o blog do Jonathan Schwartz – Chief Executive Officer and President Sun Microsystems, Inc. ,o outro é o TAI – Tecnologia Aberta da Informação.Para conhecer os blogs clique Jonathan Schwartz e TAI.
Abaixo um resumo da notícia,só para sentir o gostinho.
“O Ranger é com seus 504 TeraFlops atualmente o maior supercomputador do mundo (em breve ele estará no top500.org) e está instalado no TACC (Texas Advanced Computer Center). Ele é todo baseado em tecnologia aberta da Sun Microsystems e roda o CentOS Linux. Eu também recomendo a leitura desse post (em português) do Jonathan Schwartz sobre o Ranger para entender mais sobre as motivações por trás da supercomputação.”

Mais um resumo,do blog TAI

“Inaugurado oficialmente no dia 5 de Março de 2008, o Ranger já é considerado o maior supercomputador do mundo atualmente, com 504 TFlops(ainda será rankeado no Top500.org nos próximos meses), instalado no TACC (Texas Advanced Computer Center), na Universidade do Texas em Austin. Este centro foi fundado pela National Science Foundation e tem como compromisso fornecer serviços de supercomputação em larga escala a qualquer pesquisador ou cientista nos Estados Unidos.

Como surgiu o Ranger? Ele foi o resultado de um compromisso com a ciência básica do National Science Foundation, um grupo de pessoas entusiasmadas da Universidade do Texas, inspirado por Jay, um motivado líder técnico, e de compromissos da excepcional (realmente excepcional) equipe do TACC, funcionários da Sun e da AMD, com todos os três grupos numa correria louca para colocar tudo de pé em tempo recorde – como a maior instalação de supercomputação aberta do mundo. A maior do mundo, multiplicado por 4….”

Para finalizar e ter uma idéia da importância real do Ranger, dê uma olhada na tabela abaixo (clique para ir para a versão original):


Caso tenha problemas clique aqui para ver o imagem no site original e com mais detalhes.

From → Hardware, Noticias

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: