Pular para o conteúdo

Mais de mil jazidas minerais foram descobertas no Brasil em 2010

23/02/2011

Em 2010, 1.290 jazidas foram descobertas no País, segundo balanço preliminar divulgado na segunda-feira (21), pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Esses números são aferidos a partir da quantidade de Relatórios Finais de Pesquisa aprovados pela autarquia para 63 substâncias em todo território nacional. A aprovação do relatório pelo DNPM é essencial para se obter a concessão de lavra, num segundo momento.

Mina de minério de ferro em Ouro Preto (MG)/ Foto: Arquivo - DNPM

No balanço, as descobertas de jazidas de minerais metálicos, como minério de ferro mostram-se como as mais representativas, atingindo 2,5 bilhões de toneladas. As reservas de ouro aprovadas em 2010 pelo DNPM atingiram a marca de 1,3 bilhões de toneladas com teor médio de 2,57 gramas por tonelada. Foram aprovadas, ainda, reservas de manganês, níquel, cobre, alumínio, prata, estanho, tântalo e tungstênio, dentre outras.

Minerais fertilizantes, como potássio, fosfato e calcário, importantes insumos utilizados na agricultura, tiveram reservas ampliadas que juntas chegam a 3,4 bilhões de toneladas.

Agregados utilizados na construção civil, como areia, argila, granito, saibro, brita e cascalho, também tiveram o quantitativo das respectivas reservas ampliado. Esses dados, segundo o DNPM, avalizam o fornecimento de matéria- prima para obras de infraestrutura do governo federal previstas no PAC, como, a construção de hidrelétricas, rodovias e impulsiona o programa Minha Casa Minha Vida, ao garantir o atendimento da demanda sem aumento de preços.

“Esses dados confirmam o grande potencial mineral do Brasil, fato que coloca o País na rota dos investimentos nacionais e internacionais em pesquisa de novas jazidas, bem como na ampliação da produção mineral”, avalia o diretor geral do DNPM, Miguel Nery.

Fonte: Secom

From → Noticias, Realidade

5 Comentários
  1. Anayane Link Permanente

    muito legal!!imformacao colheta!

  2. Gostei muito das das informações contidas no texto.E agora quando eu precisar já sei onde procurar.

  3. mdfiszer Link Permanente

    Olá Tainá,

    Obrigado pela sua visita.
    Aproveito para te dar uma dica bem prática para você acompanhar o blog, basta assinar o feed de notícias que você será avisada no seu email toda vez que sair um artigo novo, aí é só verificar se te interessa ou não. Para se cadastrar é simples:

    1 – Clique no link: no alto a direita: Mdfiszer’s Blog por Email

    2 – Digite seu email e as letras de segurança e clique em “Complete Subscription Request”. Pronto!

    Tudo feito é só esperar por novos posts. Caso queira postar artigos de sua autoria entre em contato que cadastro você como co-autora do blog.

  4. Aliás, uma coisa que eu esqueci de comentar, avise-me caso tenha novas noticias sobre materias diferentes, como as citadas no comentario mais acima. (História e Ciências). Caso você me responda eu mandarei e-mails com o tema que eu precisarei, uma semana talvez mais adiantado para ter um trabalho bom e completo. Obrigada

  5. Nossa, exatamente oque eu precisava…
    Estou fazendo um trabalho de Geografia, e eu precisava de informações sobre jazidas minerais no Brasil, claro que a minha professora não é boazinha e deu outros temas para citar no trabalho (que não vem ao caso).
    Gostaria muito de saber se no seu BLOG só tem informações de Geografia, ou só de jazidas. Pois gostaria muito de visitar seu BLOG toda vez que eu precisar de fazer algum trabalho. De preferencia das materias de Historia e Ciências, mas continuando também com a Geografia. Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 66 outros seguidores

